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Campeão Interclasse 2013 Danísio Dalton

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terça-feira, 30 de abril de 2013

Aluna de Ocara é aprovada em quatro Universidades

Aluna de Ocara é aprovada em quatro Universidades
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Depois de muita dedicação aos estudos, a aluna Ivone  Fernandes Uchôa de Lima, de apenas 17 anos, comemora o resultado de ter sido aprovada em quatro Universidades para o tão almejado Curso de Enfermagem(foto).

Residente na localidade Córrego do Facó, zona rural do município de Ocara, a jovem estudante que ainda está cursando o 3º ano na Escola de Ensino Médio Almir Pinto, conseguiu ser aprovada em todas as seleções que concorreu.
 
Ivone Uchôa passou em 1º Lugar na Estácio Fic - Unidade Via Corpvs, em 3º Lugar na Faculdade Católica Rainha do Sertão (FCRS), em 7º Lugar  na Universidade da Integração Luso Afro-Brasileira-Unilab e na Universidade Estadual do Ceará (UECE), que tem as vagas mais disputadas e difíceis de passar na área da Saúde, Ivone ficou entre os 40 classificados num total de 1524 concorrentes.
 
Parabéns Ivone Uchôa!  

Fonte: http://www.ocara.ce.gov.br/

O Sol como você nunca viu!

O sol como você nunca viu


FOnte: veja.com.br

Temperatura do centro da Terra é mais alta do que imaginávamos

Pesquisadores fizeram novos cálculos e descobriram que o núcleo do nosso planeta é tão quente quanto a superfície do Sol.
 Temperatura do centro da Terra é mais alta do que imaginávamos
Tudo o que você sabia até agora a respeito do centro da Terra pode sofrer algumas alterações surpreendentes. Aparentemente, a temperatura do núcleo do nosso planeta já não é 5.000 °C, mas 6.000 °C, o que a torna tão quente quanto a superfície solar.
Essa descoberta foi possível porque alguns cientistas realizaram uma série de testes para calcular a real temperatura das profundezas da Terra. Se você está se perguntando como os caras conseguiram fazer esse tipo de cálculo, preste atenção.
O núcleo do nosso planeta é feito de ferro sólido cristalino, devido à imensa pressão sofrida nesse ambiente. Novos estudos sugerem que esse aspecto cristalino aumenta ainda mais a temperatura desse material.

Pesquisa

Fonte da imagem: Reprodução/Hypescience
Para descobrir a temperatura exata à qual o ferro está sujeito nesse tipo de ambiente, pesquisadores usaram raios X para explorar amostras mantidas em temperaturas extremamente altas, a fim de entender como um único cristal se forma nessas condições térmicas e de pressão.
O efeito da superpressão foi criado com a ajuda de uma estrutura conhecida como “bigorna de diamante”, cuja função é manter o cristal entre dois diamantes mecânicos sintéticos. Isso garante que a amostra sofra muita pressão enquanto os raios X são direcionados à mesma estrutura, em temperaturas superaltas, para que se possa observar o que ocorre enquanto o cristal transita entre os estados sólido e líquido.
E foi dessa maneira que se conseguiu calcular a temperatura do núcleo terrestre, sendo que os resultados empíricos foram confirmados por meio de cálculos feitos através de simuladores. O artigo completo, que detalha toda a pesquisa, foi publicado no portal Science Mag e pode ser lido na íntegra (em inglês) aqui.

Cientistas usam bactérias para produzir "biogasolina"

Pesquisadores ingleses conseguem fabricar biocombustível estruturalmente idêntico à gasolina.


Cientistas usam bactérias para produzir "biogasolina"


Fonte da imagem: Escherichia coli - Pixabay  
 
Não é nenhuma novidade que pesquisadores de todo o mundo vêm buscando novas alternativas para reduzir — e até substituir — os combustíveis fósseis que movem o nosso planeta. Inclusive existem diversas promessas de biocombustíveis surgindo por aí. O problema é que a conversão em grande escala dos equipamentos para que funcionem com outras substâncias, como você pode imaginar, é um processo extremamente caro.
Além disso, no caso da gasolina, por exemplo, comparado ao desempenho de um veículo que roda com biocombustíveis, quem já rodou com os dois sabe que existem diferenças no que diz respeito à potência e consumo do automóvel, além de as “opções verdes” eventualmente ocasionarem problemas mecânicos, como a corrosão do motor e outras peças.

Biogasolina

No entanto, de acordo com o site New Scientist, pesquisadores da Universidade de Exeter, na Inglaterra, conseguiram produzir um biocombustível idêntico à gasolina a partir de bactérias Escherichia coli. Para isso, os cientistas agregaram o material genético de microrganismos encontrados na cânfora, no solo e genes de algas azuis e verdes ao DNA da E. coli, e depois alimentando essas bactérias com açúcar.
Como resultado, os pesquisadores obtiveram enzimas que foram convertidas em ácidos graxos. Depois, esses ácidos foram transformados em hidrocarbonetos idênticos aos que compõem a gasolina. Esta é a primeira vez que um resultado como este é obtido em laboratório, e a equipe agora está trabalhando no desenvolvimento de uma forma de produzir essa biogasolina em larga escala.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

7 fatos sobre o corpo humano que continuam sem explicação

7 FATOS SOBRE O CORPO HUMANO QUE CONTINUAM SEM EXPLICAÇÃO

As Linhas de Nazca

As Linhas de Nazca

Coordenadas: 14° 43’33”S 75°8’55”O
Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia
Localizadas no Peru e cobrindo uma área de cerca de 520 quilômetros quadrados (algumas linhas chegam a se prolongar por uma área de até 800 km2!), as Linhas de Nazca foram descobertas por acaso na década de 30 por um avião que sobrevoava a região. Calcula-se que elas foram criadas entre 400 e 650 d.C. e, desde que foram encontradas, a comunidade científica tenta desvendar qual é o seu significado.
Entre as figuras — cerca de 800 animais e mais de mil linhas retas —, as mais famosas são o macaco, a aranha e o beija-flor. Contudo, o mais intrigante é que todas elas só podem ser distinguidas do alto, e ninguém sabe dizer ao certo por que é que elas foram criadas. Algumas hipóteses sugerem que as figuras poderiam sinalizar a localização de água, que faziam parte de rituais religiosos e que até guardavam alguma relação astronômica.
Porém, as cerca de mil linhas retas — algumas com vários quilômetros de comprimento —, das quais diversas são paralelas e outras tantas chegam a se cruzar, levaram alguns ufólogos entusiastas a sugerir que elas serviriam como pista de pouso para espaçonaves (como se os discos voadores precisassem disso!).

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Especialização em Enfermagem Cardiovascular com inscrições abertas




As inscrições para o Curso de Especialização em Enfermagem Cardiovascular estão abertas até 30 de abril. Os candidatos podem se dirigir à Coordenação do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará (UECE), no Campus do Itaperi, na Avenida Paranjana, 1700, no Centro Tecnológico de Enfermagem.
Com uma oferta de 30 vagas e 555 horas / aula, a Especialização em Enfermagem Cardiovascular é uma realização Departamento de Ensino de Pós-Graduação – Lato-Sensu da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGPq) da UECE.
Sobre os documentos necessários à inscrição, a coordenação do curso informa que os interessados devem apresentar diploma de Graduação em Enfermagem, Curriculum vitae, carteira do Conselho Regional de Enfermagem (COREn), declaração de disponibilidade para o curso e duas fotos 3 por 4. O Curso de Especialização em Enfermagem Cardiovascular começa no dia 3 de maio de 2013 e vai até outubro de 2014.
Fonte / Informações: Centro Tecnológico de Enfermagem, 3101-9798 – falar com a Rosa

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Infraestrutura da internet preocupa governo brasileiro

1CIB 
Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o Brasil tem sérios problemas de infraestrutura de conexão à internet que podem ser solucionados com um novo ponto de tráfego. A declaração foi feita hoje no 1º Congresso Brasileiro de Internet.

"Os pontos de troca de tráfego podem ajudar, porque uma parte das nossas conexões feitas para a América do Norte poderiam ser feitas por esses pontos", disse Bernardo ao UOL Tecnologia. A mudança contribuiria para qualidade de conexão e valor pago por ela.

Atualmente, as operadoras nacionais têm custo de aproximadamente R$ 1 bilhão para manter o acesso por meio de pontos de troca localizados nos Estados Unidos. A instação desse sistema no Brasil depende também daquele país, como já há negociações em curso, diz Bernardo.

Durante o Congresso, o ministro também identificou outros problemas enfrentados pelo país. A necessidade de mais cabos submarinos e a preocupação com possíveis congestionamentos de linha em grandes eventos estão na pauta de Bernardo.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Cientistas se aproximam de misteriosa matéria escura

Cientistas disseram nesta quarta-feira que podem estar perto de descobrirem a misteriosa "matéria escura", uma substância que forma mais de um quarto do Universo, mas que nunca foi vista.
Uma identificação final do que forma o enigmático material abriria áreas totalmente novas de pesquisa, incluindo a possibilidade de múltiplos universos e outras dimensões, disseram físicos.
Uma equipe internacional no centro de pesquisa Cern, de Genebra, disse ter detectado o que poderia ser o primeiro traço físico deixado pela matéria escura enquanto estudava raios cósmicos gravados a bordo da Estação Espacial Internacional nos últimos 18 meses.
Eles encontraram um aumento de partículas pósitron, que podem ter sido criadas por matéria escura em decomposição, uma substância tão central ao Universo que estabelece a posição de planetas e estrelas.
O chefe do projeto que construiu o detector gigante de partículas AMS do Cern, Samuel Ting, disse em um seminário lotado que mais dados eram necessários para garantir que a matéria escura foi avistada.
"Nos próximos meses, o AMS será capaz de nos dizer de forma conclusiva se esses pósitrons são um sinal da matéria escura, ou se eles têm alguma outra origem", disse.
Ting afirmou que também era possível que os aumentos viessem de pulsares, rotações de estrelas de nêutron que emitem uma radiação pulsante.
Mas a física do Cern Pauline Gagnon disse à Reuters, depois de ouvir Ting, que a precisão do AMS poderia tornar possível "ter um primeiro vislumbre da matéria escura muito em breve".
"Isso seria incrível, como descobrir um novo continente. Realmente abriria a porta para um mundo totalmente novo", disse Gagnon.
A matéria escura, que cerca galáxias em todo o Universo, é invisível porque não reflete a luz. Sua presença foi estabelecida pela força gravitacional que exerce sobre planetas e estrelas.
Na semana passada, o telescópio Planck, da Agência Espacial Europeia, revelou dados logo depois do Big Bang 13,8 bilhões de anos atrás, mostrando que a misteriosa substância formava 26,8 por cento da densidade do Universo, mais do que se pensava.
Matéria normal, as galáxias e os planetas que podem ser vistos por astrônomos com telescópios cada vez mais poderosos, formam apenas 4,9 por cento. O restante é uma "energia escura" ainda mais enigmática, que se acredita esteja impulsionando a expansão do Universo.
Ting descreveu a matéria escura como "um dos mistérios mais importantes da física hoje". Seus traços são procurados não apenas através do AMS, sigla em inglês para Espectrômetro Magnético Alfa, mas em laboratórios na Terra e abaixo da terra.
(Reportagem de Robert Evans)

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Os palavrões em Português.

Vamos ensinar palavrões em Língua Portuguesa. Não precisa usar, mas saber não ocupa espaço. Confira as maiores palavras da língua.

1º. Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico (46 letras)
Relativo a uma doença pulmonar aguda causada pela aspiração de cinzas vulcânicas
- Acredito que o médico que precisa falar isso já deva ter inventado um apelido carinho para esse palavrãozinho.
2º. Paraclorobenzilpirrolidinonetilbenzimidazol (43 letras)
Substância presente em medicamentos como o Ultraproct
Deve ter pseodônimo também.
3º. Piperidinoetoxicarbometoxibenzofenona (37 letras)
Substância presente em medicamentos como o Baralgin
Sem palavras!

4º. Tetrabrometacresolsulfonoftaleína (35 letras)
Termo específico da área de química
Impronunciável!
5º. Dimetilaminofenildimetilpirazolona (34 letras)
Substância ativa em vários comprimidos para dor de cabeça.
Por favor, não se esforce na pronuncia para não precisar dos comprimidos.
6º. Hipopotomonstrosesquipedaliofobia (33 letras)
Doença psicológica que se caracteriza pelo medo irracional (ou fobia) de pronunciar palavras grandes ou complicadas
Não é aconselhável aos portadores lerem esse artigo.
7º. Monosialotetraesosilgangliosideo (32 letras)
Substância presente em medicamentos como o sinaxial e o sygen
E eu que achava meio estranha chegar na farmácia e pedir paracetamol.
8º. Anticonstitucionalissimamente (29 letras)
Maior advérbio da língua portuguesa, significa o mais alto grau de inconstitucionalidade
Essa já é conhecida.
9º. Oftalmotorrinolaringologista (28 letras)
Profissional especializado nas doenças dos olhos, ouvidos, nariz e garganta
Carinhasamente chamados de oftalmo ou otorrino.

10º. Inconstitucionalissimamente (27 letras)
Sinônimo de anticonstitucionalissimamente
Essa é clássica.

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Interpretação de textos - Princípios básicos para interpretar um texto.

PEQUENO DICIONÁRIO DE INTERPRETAÇÃO.
 

A - Atenção ao ler o texto é fundamental.

B - Busque a resposta no texto. Não tente adivinhá-la. “Chute” só em último caso.

C - Coesão: uma frase com erro de coesão pode tornar um contexto indecifrável.
- Contexto: é o conjunto de idéias que formam um texto ---> o conteúdo.

D - Deduzir: deduz- se somente através do que o texto informa.

E - Erros de Interpretação:
• Extrapolação ( viagem ): é proibido viajar. Não se pode permitir que o pensamento voe.
• Redução: síntese serve apenas para facilitar o entendimento do contexto e para fixar a idéia principal. Na hora de responder lê-se o texto novamente.
• Contradição: é proibido contradizer o autor. Só se contradiz se solicitado.

F – Figuras de linguagem: conhecê-las bem ajudam a compreender o texto e, até, as questões.

G – Gramática: é a “alma” do texto. Sem ela, não haverá texto interpretável. Portanto, estude-a bastante.

H - História da Literatura: reconhecer as escolas e os gêneros literários é fundamental. Revise seus apontamentos de literatura.

I – Interpretação: o ato de interpretar tem primeiro e principal objetivo a identificação da idéia principal.
• Intertexto: são as citações que complementam, ou reforçam, o enfoque do autor .

J – Jamais responda “de cabeça”. Volte sempre ao texto.

L – Localizar-se no contexto permite que o candidato DESCUBRA a resposta.

M – Mensagem: às vezes, a mensagem não é explícita, mas o contexto informa qual a intenção do autor.
N – Nexos: são importantíssimos na coesão. Estude os pronomes relativos e as conjunções.

O – Observação: se você não é bom observador, comece a praticar HOJE, pois essa capacidade está intimamente ligada à atenção.

• OBSERVAÇÃO = ATENÇÃO = BOA INTERPRETAÇÃO.

P – Parafrasear: é dizer o mesmo que está no texto com outras palavras. É o mais conhecido “pega – ratão“ das provas.

Q – Questões de alternativas ( de “a” a “e” ): devem ser todas lidas. Nunca se convença de que a resposta é a letra “a” . Duvide e leia até a letra “e”, pois a resposta correta pode estar aqui.

R – Roteiro de Interpretação

Na hora de interpretar um texto, alguns cuidados são necessários:

a) ler atentamente todo o texto, procurando focalizar sua idéia central;
b) interpretar as palavras desconhecidas através do contexto;
c) reconhecer os argumentos que dão sustentação a idéia central;
d) identificar as objeções à idéia central;
e) sublinhar os exemplos que foram empregados como ilustração da idéia central;
f) antes de responder as questões, ler mais de uma vez todo o texto, fazendo o mesmo com as questões e as alternativas;
g) a cada questão, voltar ao texto, não responder “de cabeça”;
h) se preferir, faça anotações à margem ou esquematize o texto;
i) se o enunciado pedir a idéia principal, ou tema, estará situada na introdução, na conclusão, ou no título;
j) se o enunciado pedir a argumentação, esta estará localizada, normalmente, no corpo do texto.

S – Semântica: é a parte da gramática que estuda o significado das palavras. É bom estudar: homônimos e parônimos, denotação e conotação, polissemia, sinônimos e antônimos. Não esqueça que a mudança de um “i “ para “e” pode mudar o significado da palavra e do contexto.
IMINENTE --->  EMINENTE

T – Texto: basicamente, é um conjunto de IDÉIAS (ASSUNTO) ORGANIZADAS(ESTRUTURA).
- INTRODUÇÃO-ARGUMENTAÇÃO-CONCLUSÃO

U – Uma vez, contaram a você que existem a ótica do escritor e a ótica do leitor. É MENTIRA! Você deve responder às questões de acordo com o escritor.

V – Vícios: esses “errinhos” do cotidiano atrapalham muito na interpretação. Não deixe que eles interfiram no seu conhecimento.

X – Xerocar os conteúdos, isto é, decorá-los não é o suficiente: é necessário raciocinar.

Z – Zebra não existe: o que existe é a falta de informação. Portanto, informe-se .

(Autoria de Lúcia Piva)

DANOS DA GASOLINA ADULTERADA

O uso frequente de combustível adulterado pode causar vários problemas nos motores dos carros, dentre eles:
- Entupimento da bomba de gasolina – que fica no tanque e leva o combustível até o motor. Com isso, o carro começa a falhar e o motor “morre”, sendo preciso dar a partida várias vezes para o carro voltar a funcionar.
- Corrosão do sistema de injeção eletrônica – que é um conjunto de peças que injetam a quantidade exata de gasolina nos cilindros para o motor funcionar, evitando desperdícios. Se esse sistema parar de funcionar, o carro para também.
- Acúmulo de resíduos na parte interna do motor – causado pela queima de gasolina adulterada. Esses resíduos ocupam o espaço de movimentação das peças móveis do motor, dificultando a articulação delas. Os resíduos podem atingir também a bomba de óleo. Os defeitos no motor demoram mais a aparecer. Só aparecem cerca de 5000 km depois dos primeiros abastecimentos com gasolina adulterada.
ÍNDICE DE OCTANAGEM
Para uma gasolina ser de boa qualidade, deve ter alta octanagem. Isto quer dizer, ter alta resistência à compressão.
Os cientistas estão sempre em busca da mistura mais eficaz para melhorar o índice de octanos.

TABELA DE ÍNDICE DE OCTANAGEM DE ALGUMAS SUBSTÂCIAS
O limite estabelecido para o índice de octanagem era de zero a cem. Mas com a busca constante de novas misturas, este limite foi ultrapasado.
SUBSTÂNCIA
OCTANAGEM
Heptano
0
Pent-1-eno
91
2,2,4-trimetil-pentano
100
Benzeno
106
Metanol
107
Etanol
108
Álcool terc-butílico
113
Éter-metil-terc-butílico (MTBE)
116
Éter-etil-terc-butílico (ETBE)
118

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Partícula maldita

Era o nome original da "partícula de Deus" anunciada recentemente, mas ainda não comprovada e sobre a qual não se sabe a real aplicação para a ciência

 

Clique aqui e veja a notícia completa 

Alunos do E-jovem Barreira criam Projeto sobre o Bullying


CURTA A PÁGINA DO PROJETO NO LINK A BAIXO:

DIGA NÃO AO BULLYING

O que diz a redação

Correções do Enem apontam que 48,4% dos participantes tiveram textos abaixo da média, mas falta divulgação que ajude o professor a conhecer as principais dificuldades dos estudantes

Em fevereiro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) colocou à disposição dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 as vistas da prova de redação, compostas das correções e dos espelhos dos textos. A correção, que é a síntese das justificativas para a atribuição de nota em cada competência avaliada, e o espelho, ou cópia digital da folha de dissertação, foram colocados no sistema junto com um gráfico cuja ideia é indicar a cada estudante o grupo no qual ele se encontra, por faixa de pontuação. Ao contrário do que foi divulgado pela imprensa, o gráfico não foi publicado pelo Inep, mas incluído nessa vista de prova, à qual somente o inscrito tem acesso, com seu CPF e senha. Naquele momento, a notícia mais ventilada, em tom de advertência, tinha o foco no dado de que apenas 1,1% das redações tiveram nota superior a 900 pontos. O porcentual de 1,1% significa que, do total dos 4.113.558 textos corrigidos, 45.249 alcançaram entre 900 e 1.000 pontos, a nota máxima possível.
O gráfico é insuficiente para que professores conheçam as principais dificuldades dos participantes na hora de escrever, mesmo porque foi divulgado apenas para os estudantes. Mas ainda que falte uma divulgação estatística sobre o desempenho dos alunos por competências avaliadas nos textos, há outras leituras possíveis desse pequeno gráfico que vão além do destaque às "redações nota 1.000". Uma delas é que a maioria das dissertações (51,6% do total, ou 2.122.596) ficou acima da média dos 500 pontos. Os outros 1.990.962 textos (48,4%) ficaram abaixo.
O que surpreende não é que poucas pessoas tenham tirado entre 900 e 1.000, porque, em um teste em larga escala, é esperado que um porcentual pequeno tire as maiores notas. E também é esperado que em uma prova desse porte um porcentual baixo tire notas muito baixas. Ou seja, se 1,1% das redações tiveram notas altíssimas, a expectativa seria que um porcentual próximo a este tirasse as notas mais baixas. O surpreendente no gráfico é que um número bem maior tirou as piores notas: 7,4% dos textos corrigidos ficaram entre 0 e 300 pontos, o equivalente a 304.403 estudantes. E segundo nota do MEC, 1,82% das redações (74.866) zeraram por entrega em branco. Outros 1,76% (72.398) zeraram por apresentar, por exemplo, texto insuficiente ou cópia da proposta da redação, cujo tema foi o movimento imigratório para o Brasil no século 21. Em novembro de 2012, quando as notas do Enem por escola, referentes ao exame de 2011, foram divulgadas, a decisão do MEC de excluir a redação desse cálculo surpreendeu a todos. O argumento de que a avaliação dos textos é subjetiva, e não seria tecnicamente apropriado incluí-la na composição das médias, gerou reações: a medida desvalorizaria a redação e critérios bem definidos poderiam tornar as correções menos subjetivas. A pouca objetividade na avaliação do texto voltou a ser assunto na imprensa no final de dezembro, quando centenas de estudantes protestaram contra as notas recebidas, por considerá-las aquém de seu desempenho em provas de redação anteriores.