Por muito tempo
a Educação Especial atendia seu público alvo (alunos com deficiência, altas
habilidades/superdotados e transtornos globais de desenvolvimento) de forma substitutiva
ao ensino comum – regular. A atual Política Nacional de Educação Especial
na perspectiva da Educação Inclusiva – 2008, reafirma o direito de todos os
alunos à educação no ensino regular, recebendo, quando necessário, o
atendimento educacional especializado.
No final da
década de 80, surgiu o movimento de inclusão, movimento mundial que tem como
preceitos o direito de todos os alunos frequentarem a escola regular e a
valorização da diversidade, de que forma que as diferenças passem a ser parte do
estatuto da instituição e todas as formas de construção de aprendizagem sejam
considerados no espaço escolar.
Assim o MEC
implantou e operacionalizou as salas de recursos multifuncionais e o
atendimento educacional especializando, através dos decretos, n° 186 de julho
de 2008 e do decreto n° 6.571 e de 18 de
setembro de 2008.
O AEE deve
proporcionar ações para o pleno desenvolvimento das potencialidades sociais,
afetivas e intelectuais dos educandos, valorizando e respeitando a diversidade
no contexto da educação inclusiva sendo oferecida no turno inverso ao do ensino
regular.
A escola Danísio
Corrêa – recebeu no final de 2010 a SRM e em 2011 deu-se inicio ao AEE, a
professora Daniela Torres lotada nesta sala, está em formação continuada para
este atendimento.
EDUCAÇÃO
INCLUSIVA – É uma maneira nova da gente se ver, ver os outros e a educação. De
aprender a conviver com as diferenças, as mudanças, com aquilo que está além
das imagens. Uma maneira da gente apostar no outro.
EDUCAÇÃO
INCLUSIVA – Um novo olhar que vai além dos limites, com vistas as mais variadas
possibilidades.
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